Grupo

Camila F, Gabriel F, Margot e Vitor

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Poríferos- Esponjas do mar

       Os poríferos são animais aquáticos, mais especificamente, são as esponjas do mar. Algumas espécies podem viver em água doce, mas quase sempre são encontradas sobre rochas e/ou no fundo do mar. Elas podem ter diversas formas: esférica, tubos, laminas, taças, etc.
         Até mesmo esponjas de diferentes espécies podem viver juntas cobrindo grandes áreas de rochas. Elas mostram seus poros por onde circula uma continua corrente de água. Essa corrente de água entra em seu corpo, pelos milhares de poros e circula por um conjunto de canais da parede corporal, chegando à uma cavidade central, então é eliminada por uma abertura ainda maior. Essa água transporta o gás oxigênio e partículas alimentícias para dentro da esponja. As esponjas são animais filtradores e invertebrados.
        As esponjas tem uma organização muito simples. As células de uma esponja, são capazes de viver independentemente umas das outras e são responsáveis pela nutrição e outras funções, já que não existem órgãos na esponja. As esponjas não tem uma grande variedade de células. Há dois tipos basicamente:
·         Coanócitos: as células que tem flagelos
·         Amebócitos: células que lembram amebas que são protozoários.
   Os amebócitos ficam em uma espécie de massa gelatinosa. Esses dois tipos de célula encontram-se num corpo que, às vezes, se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário